A Importância do Treino de Força nas Mulheres!

A Importância do Treino de Força nas Mulheres!

Foi com agrado que recebi o convite da Zaask para escrever em colaboração com eles um artigo sobre a importância do treino de força nas mulheres. Foi precisamente através desta plataforma que encontrei o PT que me acompanha hoje em dia, o João Brajal da Fit2Live. E se aqui há uns tempos eu tinha a ideia de que a musculação era só para homens, já há muito que essa ideia se desfez. Treino desde Abril e em quase todos os treinos uso algum tipo de peso, seja kettlebells ou um sandbag, para aliar aos exercícios que faço. Em casa, como ainda não tenho nenhum material desse tipo, os garrafões de 5L ou uns sacos de areia vão desempenhado o papel perfeitamente. Temos de ser práticos e não pode haver desculpas para não fazer! Vamos aprender um pouco sobre o treino de força? 🙂

fitness

A musculação é para os homens? Errado. Mal começam a treinar, as mulheres ficam com um corpo demasiado masculino, sem curvas e com músculos exageradamente grandes? Errado. Tudo não passa de mitos, pois a musculação é também uma excelente opção para as mulheres que pretendem perder peso, queimar gorduras e calorias, bem como aumentar a massa muscular, obtendo um corpo saudável e bem definido, sem perder uma silhueta delicada e feminina.

A verdade é que o treino de força é uma das actividades físicas mais eficientes para modificar positivamente a composição corporal, beneficiando a saúde, a aptidão física e a imagem corporal. Claro que os resultados não são visíveis de um dia para o outro, sendo essencial disciplina e um acompanhamento específico do treino com uma dieta equilibrada e especialmente concebida para o ganho de massa muscular, preferencialmente com a orientação de um Personal Trainer e um nutricionista. Mas afinal, o que proporciona o treino de força?
  • Perda de peso. Como qualquer actividade física, o treino de força proporciona um determinado gasto calórico, pelo que, aliado a uma dieta adequada, consegue-se efectivamente perder peso, para além de se reduzir a massa gorda e alguns perímetros, contribuindo para a tonificação corporal.
  • Aumento de massa magra. Ao contrário do que se diz, o treino de força não transforma a “gordura em músculo”, simplesmente perde-se uma e ganha-se outra. O que acontece é que se ganha massa magra, processo designado de hipertrofia, aumentando desta forma o volume muscular.
  • Metabolismo elevado. Quanto mais massa muscular temos, mais elevado será o nosso metabolismo, ou seja, vamos gastar mais energia, inclusivamente quando estamos em repouso. Isto significa que o treino de força permite aumentar a eficácia de redução da gordura corporal e, consequentemente, proporciona um aumento de perda de peso.
  • Força e resistência. A prática da musculação melhora também a condição física, tornando o sistema musculo-esquelético mais forte, tanto a nível muscular como articular.
  • Benefícios para o coração. O treino de força, regra geral, trabalha com intensidades de treino elevadas, enquanto os exercícios aeróbicos prepararam-nos para actividades mais prolongadas e não tão intensas. Desta forma, tendo o coração mais fortalecido, com o esforço decorrente da actividade física, a frequência cardíaca e a pressão arterial tendem a andar mais controladas.
  • Atenuação da celulite. Outra grande vantagem da musculação para as mulheres é o facto de atenuar a tão odiada celulite!
  • Noites mais descansadas. Para além de obter um corpo bonito, saudável e resistente, a prática da musculação ajuda a melhorar o sono e a postura.
Claro que convém salientar que, tal como em qualquer outra actividade física, quando decidimos fazer musculação, devemos fazê-lo preferencialmente com orientação médica e com acompanhamento de um profissional de educação física, seja no âmbito de um ginásio ou com Personal Trainers, que nos possam guiar da melhor forma para alcançarmos os nossos objectivos, de acordo com as nossas características individuais.
Antes de iniciarmos qualquer treino de força, temos também de ter em conta que a massa muscular pesa mais e ocupa menos espaço do que a gordura, por isso o importante é tirar previamente as nossas medidas, já que serão elas os principais indicadores de que o treino está a resultar. Assim, neste caso, a nossa grande aliada é a fita métrica e não a balança.
Artigo em parceria com Zaask
Por Margarida Ribeiro e Silva

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *